Em uma nova demonstração da fragilidade dos sistemas de informação de nossos orgãos públicos, os sistemas da Prefeitura de Castanheira (MT), que fica a 780 KM de Cuiabá, foram vitimas de uma fraude digital, o mesmo tipo de ataque realizado a Prefeitura de Pratânia a algumas semanas atrás.
Castanheira foi vítima de um Malware da categoria Ramsonware, entenda:
Ransomware
Origem: Microsoft
O que é ransomware?
Ransomware é uma malware que impede você de usar seu PC. Mantém seu PC ou arquivos reféns até o pagamento de um resgate.
Algumas versões do ransomware são chamados “FBI Moneypak” ou o “vírus do FBI”, porque eles usam logotipos do FBI.
O que lhe parece e como funciona?
Existem diferentes tipos de ransomware. No entanto, todos eles irão impedir que você use seu PC normalmente, e eles vão pedir que faça algo antes que você possa usar o seu PC.
Eles podem:
-
Impedi-lo de acessar o Windows.
-
Criptografar arquivos, então você não pode usá-los.
-
Impedir que determinados apps sejam executados (como seu navegador da web).
Eles vão exigir que você faça algo para obter acesso ao seu PC ou arquivos. Já visto:
-
Exigir um pagamento.
-
Responda questionários.
Muitas vezes o ransomware informará que algo ilegal foi realizado a partir de seu PC, e que você está sendo multado por uma força policial ou agência governamental.
Estas afirmações são falsas. É uma tática para assustar e fazer você pagar a multa.
Não há nenhuma garantia de que pagar a multa ou a fazer o que manda o ransomware dará acesso ao seu PC ou arquivos novamente.
Entenda o caso
Fonte: Agência de Notícias da AMM
“A prefeitura do município de Castanheira, localizado a 780 quilômetros de Cuiabá, suspendeu os serviços por uma semana devido à invasão de hackers nos computadores. Além de bloquear todos os dados da prefeitura, os criminosos ainda exigiram 3 mil dólares para liberar o acesso ao sistema. Os invasores bloquearam o sistema de informática do município e inabilitaram o acesso aos dados dos softwares de gestão de vários serviços, entre eles, pagamentos, compras, patrimônio, tributos, contratos, expedição de documentos, financeiro, entre outros.
A prefeita Mabel Fátima Milanezi disse que os hackers tiveram acesso ao banco de dados da prefeitura, onde estavam armazenadas as informações e documentos de todas as secretarias municipais. Devido ao bloqueio dos dados, os servidores não conseguiram trabalhar e isso gerou muitos problemas, além do prejuízo na arrecadação de tributos. “Justamente na semana da arrecadação do IPTU ficamos sem poder lançar nada no sistema. A prefeitura, que já enfrenta problemas financeiros, vive praticamente dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios-FPM e da pequena arrecadação de tributos locais. Com isso a situação ficou pior”, garante.
Conforme a prefeita, foram muitos transtornos para o município, pois a execução dos serviços depende da rede.Para resolver a grave situação, segundo ela foi necessário buscar um técnico de outra região para solucionar o problema. A situação também comprometeu o pagamento de fornecedores. A invasão dos hackers já foi comunicada às autoridades policiais. “O caso foi registrado pela Delegacia de Combate aos Crimes Virtuais, que está investigando como foi a entrada no sistema da prefeitura. A Associação Mato-grossense dos Municípios, através da Coordenadoria Jurídica, está acompanhando o caso”, salientou a prefeita.”
Nossa Análise
Basicamente este incidente demonstra a fragilidade dos sistemas públicos de informação, este tipo de Malware normalmente é detectado por uma boa solução de antivírus, desde que este esteja devidamente atualizado.
Deixar um comentário