Nemesis, é o nome de batismo desta nova ameaça digital, mas o que é o nemesis ?
segundo o Wikipedia, Nemesis pode ter várias origens:
- Nêmesis (mitologia) – deusa grega da vingança e da ética
- Nêmesis (astronomia) – teórica estrela companheira do Sol
- Nemesis (livro) – de Agatha Christie
- Nemesis (jogo) – série de jogos da Konami
- Nemesis (Resident Evil) – personagem da série de jogos Resident Evil
- Nemesis (Asimov) – de Isaac Asimov
- Nemesis (Marvel Comics) – personagem dos quadrinhos
- Nemesis (álbum) – da banda finlandesa Stratovarius
O meu preferido é o Nemesis que faz referência ao filme Resident Evil, por que com esse novo malware, uma vez que o computador seja infectdao, a coisa fica realmente feia.
O arquivo malicioso foi criado para roubar dados bancários e ter acesso a serviços financeiros sem autorização — desde o processamento de cartões de crédito até transferências remotas. Até aí, nada novo, mmas é preciso dizer que o Nemesis elevou o poder de fogo dos malwares.
Pesquisadores e especialistas em segurança chegaram à conclusão de que o Nemesis está atingindo partes dos computadores que dificultam a detecção e a remoção. Ele se instala no processo de Boot dos PCs, fazendo com que os códigos maliciosos sejam rodados junto com o carregamento do sistema operacional, mas independente da autorização dele.
Essa nova técnica chamada de Bootkit consegue transferir arquivos, fazer capturas de tela, registrar teclas digitadas pelos usuários, modificar processos e permitir que outras atividades não autorizadas sejam rodadas no sistema. A instalação ocorre em seções de baixo nível do disco, na área de inicialização do sistema MBR(Master Boot Record), fazendo com que a reinstalação do SO não seja suficiente para acabar com a ameaça.
Uma nova categoria
Especialistas dizem que o Nemesis é a primeira ameaça de Boot a conseguir sequestrar rotinas a ponto de se tornar “quase invisível e persistente”. Devido ao sequestro da sequência de inicialização dos computadores, usando um instalador chamado “BOOTRASH”. Ele se instala entre os espaços vazios entre as partições, criando arquivos de sistema virtuais e rodando processos maliciosos sem qualquer suspeita.
Por enquanto, a forma de resolver o problema e eliminar a ameaça só é possível com uma limpeza total dos discos, limpando principalmente a área de MBR.
Deixar um comentário