Outubro de 2015, o futuro chegou !

Microsoft transforma o Smartphone em Desktop, já faz algum tempo que vislumbrei este cenário, ao meu ver agradavelmente inevitável, com o poder de processamento e armazenamento aumentando dia-a-dia nos smartphones e com a popularização destes aparelhos, cedo ou tarde o seu computador de mesa, conhecido como PC, iria entrar em rota de colisão com os smartphones.

Pois bem, a Microsoft acaba de unificar os dois, ela lançou um equipamento chamado “Microsoft Display Dock”, que permite conectar os aparelhos Lumia 950 e Lumia 950 XL, a um monitor, teclado e mouse, transformando os aparelhos na CPU de sua estação de trabalho.

Na prática se trata de um concentrador onde você pluga os periféricos ao seu smartphone e passa a utilizar o Windows 10, e ter a experiência de uso como em um PC.

 

Microsoft Display Dock

Segundo a Microsoft:

Uma transição suave


Conecte o seu Lumia 950 ou 950 XL em um Display Dock e o monitor externo é iniciado. O teclado e o mouse estarão prontos para o uso,  com uma taxa de atualização de 60 FPS, leia seus  emails livre de oscilações na tela e de modo super suave. Com saída Full HD e uma porta USB-C que carrega seu telefone enquanto você trabalha, é uma maneira rápida e fácil de obter as vantagens de produtividade da utilização de uma tela maior.

Este recurso que possibilita a experiência de um PC, a partir dos smartphones da linha Lumia foi batizado de CONTINUUM, e possibilitará usar os aplicativos Word, Power Point, Excel e Outlook.

 

 

Microsoft Dock Display

Ná prática, não teremos que carregar os laptops de casa para o trabalho e vice-versa, ou mesmo precisar ter os dois equipamentos, você sai de casa com seu smartphone no bolso e ao chegar ao seu local de trabalho, você o conecta ao dock e começa a trabalhar !

Ao meu ver este é o caminho, agora tudo irá depender do desempenho e experiência de uso desta solução, será que será satisfatório ?

Enquanto isso na concorrência, Tim Cook, CEO da Apple, afirmou recentemente que a Apple não tem planos de unificar as plataformas OS X (Mac) e IOS (Iphone e Ipads), ao meu ver estão na contra mão da tecnologia, não é segredo que sou um usuário e fã da Apple, eu particularmente gostaria que a marca da maçã caminhasse para a unificação das plataformas, mas é só a minha opinião.

Apple, abra os olhos, fique ligada na concorrência para não ficar para traz.